terça-feira, 16 de setembro de 2008

[Coisas frágeis]

Pessoas se despedaçam tanta facilidade... Sonhos e corações também.

Basta tão pouco para se fazer outra pessoa em mil pedaços. Engraçado, me lembro de uma frase que minha avó costumava dizer, “O que entra pela boca não faz mal, mas o que sai dela mata”, tudo bem que não concordo plenamente com isso, já que se um copo de cicuta entrar pela sua boca, só irá te deixar ligeiramente morto, mas enfim não vem ao caso agora.

Mas sim o que sai da boca, destrói, despedaça, de forma muito mais cruel, mais dolorosa que a pior de todas as mortes, já que o que está morrendo são sonhos e alma, sobrando apenas um corpo, que sim realiza todas as tarefas cotidianas, mas está vazio.

Corações e almas são nossos maiores tesouros, mas estão sempre fadados a serem dados a outros. No caso do primeiro, o que geralmente é ofertado com muito mais freqüência, pode ser machucado, espremido, despedaçado, mas de uma forma ou de outra, de forma completa ou mesmo faltando alguns caquinhos, esse pode ser remendado.

Tratando-se de almas, nunca há opção, ela nos é tomada, arrebatada, conquistada. No meu caso, houve uma tentativa de negociação, um pedido, e por fim me dei conta de que não era mais minha, que ela clamava por seu novo dono, então não me restava nada além de entrega-la de bom grado.

E ela foi aceita, e poucas coisas poderiam ter me feito mais feliz... Mas não se pode ser feliz por muito tempo... Vamos imaginar que almas são esferas transparentes e ocas, do mais frágil cristal, preenchidas por uma substancia opaca fluida, nem liquida nem gasosa. Essas esferas também precisam de cuidados, não que seja fácil, mas nada que seja inatingível.

A esfera que acomodava minha alma foi arremessada violentamente contra a parede, se estilhaçando em infinitos cacos, o fluido volatilizou... É impossível remendar cristal. Acabou se, hoje eu tenho essa dor que me consome, um coração remendado, sonhos desfeitos e uma alma estilhaçada. Basta esperar que mais dia ou menos dia essa dor amenize ou eu me acostume com ela.

E novamente, pessoas se despedaçam com tanta fragilidade, sonhos e corações também.

Nenhum comentário: